A Voz do povo ecoando pelos bairros

Em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, exposição Línguas Africanas que fazem o Brasil ganha prêmio por sua expografia

Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo concedeu prêmios a iniciativas que promovem avanços na produção da arquitetura e do urbanismo no país

A mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil foi contemplada na categoria Arquitetura Efêmera Eixo II – Interiores e Design da 26ª Premiação IABsp – 2024. O prêmio é concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo para iniciativas que promovam avanços na produção da arquitetura e do urbanismo do país. A exposição fica em cartaz até 9 de fevereiro no primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

Criada pela Stella Tennenbaum Projetos, a expografia busca desdobrar o conceito curatorial, conectando significados e simbologias através do espaço, que convida o corpo a circular e descobrir conexões entre palavras, obras, sons e sentidos. 

Com curadoria de Tiganá Santana, a mostra Línguas africanas que fazem o Brasil destaca a presença de línguas como as do grupo bantu, iorubá e fon no português falado no Brasil. Elas se fazem presente não só no modo que entoamos as nossas frases como também em nosso vocabulário: palavras como minhocacafuné e fofoca, por exemplo, são de origens africanas. 

A mostra se vale de obras artísticas de nomes como Aline Motta e J. Cunha e vídeos de manifestações artísticas de grupos influenciados pelas culturas africanas que podem ser vistos no espaço expositivo. Além disso, há instalações interativas: em uma delas, o público é surpreendido ao falar termos como exuacarajé e zumbi

A exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil conta com o patrocínio máster da Petrobras; patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, do Instituto Cultural Vale e John Deere Brasil, e com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, e da CAIXA – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Mais prêmios 
O reconhecimento da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil pelo IABsp se soma a outros prêmios que o Museu da Língua Portuguesa recebeu recentemente. 

Um móbile feito com letras que representam vocalizações comuns nas músicas brasileiras, na exposição Essa nossa canção, recebeu a medalha de Ouro no 14º Prêmio Brasileiro de Design, na categoria Design de Ambientes – Instalações e Exposições. A peça, que pairava pelo público, foi criada pelo estúdio Rex. Com curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, a mostra ficou em cartaz de julho de 2023 a março de 2024. 

A mostra teve patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

O Museu da Língua Portuguesa também recebeu da Prefeitura de São Paulo dois selos de Direitos Humanos e Diversidade. Um deles foi pelo Luz na Tela, projeto de cinema ao ar livre da instituição. O outro foi pela iniciativa Convivência É de Lei, quando o Museu abre suas portas para a organização social É de Lei, que atua na perspectiva de redução de danos junto à população em situação de rua. 

O IDBrasil, organização social responsável pela gestão do Museu da Língua Portuguesa, recebeu o selo Igualdade Racial, também da Prefeitura de São Paulo. Tal prêmio é concedido a empresas e instituições com 20% ou mais de pessoas negras em sua força de trabalho – o IDBrasil tem mais de 40% de pessoas negras em sua equipe. 

O Museu ainda foi homenageado pela Vem Bumbar, plataforma de empregabilidade para imigrantes africanos no Brasil. A instituição se vale desta plataforma para a seleção de imigrantes, entre eles intercambistas de Angola e de São Tomé e Príncipe que atuaram por quatro meses com o Núcleo Educativo do Museu desenvolvendo trocas culturais e atividades relacionadas às línguas e culturas africanas.  

SERVIÇO 
Exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil - Últimas semanas  
Até 9 de fevereiro  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Grátis aos domingos (até 31 de janeiro)  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *