Serviços

Atenção para o funcionamento dos postos Poupatempo no fim de ano

 

O Poupatempo informa que estará de portas abertas até o dia 23 de dezembro, sábado, e voltará a atender no dia 26, terça-feira, após as 12h. O expediente na última semana do ano se encerra na quinta-feira, dia 28. Na sexta-feira, devido ao feriado bancário que inviabiliza o recolhimento de taxas de alguns serviços públicos, os postos estarão fechados. O atendimento retorna na terça-feira, dia 2, ao meio-dia.

A partir do dia 3, todas as 72 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo retornam ao expediente normal. Os horários e demais informações sobre cada unidade estão disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

 

 

Alerta para quem vai viajar nas férias: verifique se os seus documentos estão em dia

O Poupatempo alerta os cidadãos que estão programando viagem no período das férias de fim de ano para os cuidados que devem ser tomados em relação aos documentos. Para evitar problemas e correria de última hora, convém cuidar disso com antecedência, pois a procura aumenta nesta época do ano.

Para quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Quem vai viajar para países do Mercosul pode se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. As empresas aéreas barram o viajante no momento do embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale somente por 90 dias.

Como o número de pessoas que procuram o Poupatempo cresce neste período, convém providenciar o quanto antes o agendamento de horário de atendimento para garantir que os documentos estejam em dia antes da viagem. O agendamento pode ser feito pelo portal poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’.

Para facilitar a vida dos cidadãos, o Poupatempo conta com um atendente virtual, o Poupinha, que está disponível a qualquer hora, inclusive aos domingos e feriados, no Portal ou no Messenger (serviço de mensagens do Facebook). O Poupinha atende por meio de chat (diálogos por escrito) e ajuda a marcar dia e hora para atendimento em qualquer unidade do Poupatempo.

 

Como falar com o Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo:

Portal: www.poupatempo.sp.gov.br (no canto inferior direito da tela)

Messenger: www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Fotos disponíveis no perfil do Poupatempo no Flickr: https://www.flickr.com/photos/poupatemposp/albums

 

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou cerca de 580 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. Juntas, todas as unidades cerca de 190 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação – Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp

comunicacao.poupatempo@sp.gov.br. Telefones: (11) 3247-1384