Cemitérios

Finados: Palestras sobre a Reforma Protestante e Música serão algumas das atrações nos Cemitérios e Crematória da Acempro

Extraído do ite da Acempro

 

Como parte das celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante, a Associação Cemitério dos Protestantes (Acempro) promoverá nos dias 2 e 4 de novembro – Feriado de Finados, uma série de eventos dedicados a divulgar as transformações promovidas na Igreja, a partir da iniciativa do monge agostiniano Martin Luther (Martinho Lutero), em 31 de outubro de 1517, ao fixar suas 95 teses na Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Além disso, músicos percorrerão as alamedas dos cemitérios, ocorrerão cultos ecumênicos e visita guiada.

 

Em todos os Cemitérios e Crematório haverá uma palestra cujo tema será a Reforma Protestante (horários: vide programação), na qual os participantes poderão entender um pouco mais sobre essa transformação religiosa e processo histórico. Vale ressaltar que será um evento gratuito e aberto ao público.

 

No Cemitério dos Protestantes, que é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o visitante também poderá participar de uma visita guiada. Lá descansam o primeiro missionário protestante vindo ao Brasil, o americano presbiteriano Ashbel Green Simonton; o “pai do futebol” Charles Miller e a artista plástica Anita Malfatti, entre outros grandes nomes.

 

Já no Cemitério da Paz, a programação se estenderá até 4 de outubro (sábado). Neste dia acontecerá uma Palestra “Luto e Família”  e quem irá ministrar será a Dra. Eliana Alves,  psicóloga e representante do Laboratório de Estudos da Morte – Faculdade de Psicologia – USP (LEM-USP). Além disso, haverá uma apresentação musical conhecida como “Missa Alemã”, pelo Coral da Sociedade Filarmônica Lyra sob a regência da Maestrina Marcia Hentchel.

 

Segue programação completa de todos os Cemitérios e Crematório da Acempro:

 

Programação de Finados – Dias 2 e 4 de novembro de 2017 Celebração dos 500 Anos da Reforma Protestante

Cemitério dos Protestantes

Rua Sergipe, 177 – Consolação – São Paulo – SP

02/11 quinta-feira 11h Celebração Religiosa e reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante Rev. João Domingos
Visita Guiada aos jazigos das personalidades Missionário  Ashbel Green Simonton, Pastor José Manoel da Conceição, Anita Malfatti, Charles Muller, entre outros.
9 às 17h Músicos nas alamedas do cemitério
 

Cemitério do Redentor

Av. Dr. Arnaldo, 1.105 – Sumaré – São Paulo – SP

02/11 quinta-feira 10h Celebração Religiosa e reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante Rev. Hermann Wille
Apresentação musical “Missa Alemã” Coral da Sociedade Filarmônica Lyra Regência: Maestrina Marcia Hentchel
Cemitério da Paz

Rua Dr. Luiz Migliano, 644 – Morumbi – São Paulo – SP

02/11 quinta-feira 10h e 15h Celebração Religiosa e reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante Rev. Daniel Ferreira e Padre Élcio Barros
9 às 17h Músicos nas alamedas do cemitério
04/11 sábado 10h Apresentação musical “Missa Alemã” Coral da Sociedade Filarmônica Lyra Maestrina Marcia Hentchel
Celebração Religiosa e Reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante Rev. Hermann Wille
Palestra Luto e Família Profa. Dra. Elaine Alves, psicóloga, pós-doutorado em Psicologia pela USP. Além de especialista em sofrimento humano, membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM-USP) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres da USP.
 

Cemitério e Crematório Horto da Paz

Rua Horto da Paz, 191 – Potuverá – Itapecerica da Serra – SP

02/11 quinta-feira 9 às 17h Músicos nas alamedas do cemitério
15h Celebração Religiosa e reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante Pastor Edilson de Oliveira
Celebração Religiosa Padre Alexandre Matias
 

Cemitério de Colônia

Rua Sachio Nakao, 28 – Colônia – São Paulo – SP

02/11 quinta-feira 10h e 15h Celebração Religiosa e reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante Padre Marcelo Alexandre e Robson de Souza

 

 

 

Além das atividades descritas, os Cemitérios e Crematório da Acempro sempre estão atentos quando o assunto é sustentabilidade e realiza uma série de ações para caminhar lado a lado com esse tema. Entre elas estão:

 

Reciclagem de coroas de flores e da matéria verde (folhas e galhos) – após murcharem, o material é recolhido e triturado, tornando-se adubo orgânico que são utilizados nos jardins.

 

Urnas ecológicas – feitas de fibras, totalmente biodegradáveis, e que são acompanhadas de sementes ou de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica para ser plantada, juntamente com as cinzas, em local de preferência da família.

 

Preservação dos fundos de vales – fundamental para a proteção da água doce, evitando também as erosões. Além da preservação da fauna e da flora local.

 

Reflorestamento – mais de 100 mil metros quadrados de área foram reflorestados com espécies nativas da Mata Atlântica.

 

Jardins Suspensos – construídos como cobertura das edificações, são um bom exemplo a ser aplicado em áreas urbanas

 

Pavimentação drenante – todas as ruas e alamedas possuem pavimentação drenante, que permite que as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo.