Alimentação Meio Ambiente

Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar

Simpósio do Instituto de Pesquisa da Civilização Yoko 2017

Tema: “Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar”

 

Dia e hora: 21 de outubro de 2017 das 7h30 às 13h30

Local: Anfiteatro do São Joaquim Yoko Kaikan – Edifício Yoko

Endereço: Rua São Joaquim, 105, Bairro da Liberdade – São Paulo/SP – CEP 01508-001

Fone (11) 3209-6788 (Metrô Estação São Joaquim)

Inscrições gratuitas (vagas limitadas): simposioalimentacaosaudavel@hotmail.com

Coordenação: Profs. Drs. José Roberto Kassai (USP), Getúlio Akabane (PUC), Sunao Sato (USP), Tiaki Kawashima (USP), Maria Cristina Chavantes (USP), Hiroki Shimizu (IPCY), Sérgio Sunao Takahashi (IPCY) e Wagner Brancalhoni (IPCY).

APRESENTAÇÃO

Em sintonia com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados pelos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto de Pesquisa da Civilização Yoko (IPCY) em parceria com o Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP), promovem este encontro para discutir a questão da segurança alimentar e a produção de alimentos de forma sustentável e harmônica. Segundo a FAO/ONU, a produção agrícola atual seria suficiente para alimentar a população mundial, se não fossem a destinação de mais de 70% para a pecuária/perdas e o Acordo do Paris que impõe uma redução drástica nas emissões de GEE, especialmente nos métodos agrícolas com uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Este espaço oferece uma oportunidade para que cada um de nós, como parte da sociedade civil e formadores de opinião, possa refletir sobre qual o ideal devemos ter e como devemos agir em relação às práticas e hábitos do cotidiano. Participe.

Vídeo do evento anterior: http://www.fea.usp.br/videos/sustentabilidade-planetaria-fabio-feldmann

PROGRAMAÇÃO

7:30     CREDENCIAMENTO

              8:30     ABERTURA pelo Sr.  Akihiko Serikawa

8:50     DINÂMICA DO GRUPO e 5Ps /ODS – Cláudia Saleme, Gestora em sustentabilidade e comunicação, autora da Tecnologia Mottainai, membro da Comissão de Meio Ambiente OAB Santana, Docente de Pós-graduação da Uninove, integrante dos ODS/São Paulo

9:10     CENÁRIOS DA AGRICULTURA MUNDIAL E O PAPEL DO BRASIL Prof. Dr. João Alfredo de Carvalho Mangabeira, formado em agronomia (UFRPE/FAMESF), mestre e doutor em desenvolvimento rural e economia ecológica (Unicamp). Atua na Embrapa Monitoramento por Satélite desde 1989, com enfoque agroecológico e de economia ecológica.

9:40     AGENDA 2030, INTEGRANDO A SOCIEDADE CIVIL NOS 17 ODS COM A VALORIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DO ODS 2 – Nina Orlow, Arquiteta Urbanista, integrante da Aliança Resíduo Zero e Membro da Secretaria Executiva do Movimento ODS no estado de São Paulo

10:10   SAÚDE E ALIMENTAÇÃOProf. Dra. Maria Cristina Chavantes, PhD. Médica e Docente de Graduação e Pós-Graduação em Medicina da Universidade Nove de Julho e INATEL. Ex-Diretora da Unidade de Laser em Medicina do InCor-FM/USP. Presidente Soc. Bras. Laser em Medicina e Cirurgia (2015-2016). Membro do Conselho Diretor (Capítulo- Medicina Translacional) da Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia (2015-2018)

10:30   AGRICULTURA PERMANENTE E A METODOLOGIA YOKO Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane, graduado em administração (FGV) e em engenharia, mestre e doutor em administração (FGV), pós-doutorado (USP e Tokyo University). Especialista em processos e agricultura alternativa.

10:50    PEQUENO DEBATE (GA e MCC)

11:05   CASE CULTIVO YOKO E COMERCIALIZAÇÃO Sr. Jorge Pedroso, Membro da Associação Agroecológica de Teresópolis – RJ/Idealizador e fundador da Terra Mahalo.

11:25   CASE CULTIVO YOKO EM PEQUENA ESCALA Sr. Fábio Mizobuti, Promotor do Método Agrícola Yoko, com formação profissional rural pelo SENAR em Olericultura Orgânica.

11:45   CASE YOKONOEN – AGROFLORESTA – Mahikaritais, jovens voluntários do IPCY.

12:05    PEQUENO DEBATE (dos Cases)

12:25   ECOLOGIA DOS SOLOS E ALIMENTOS SAUDÁVEISAlexandre Foschine, formado em agronomia e em gestão econômica ecológica.

12:45               MESA REDONDA

13:10   ENCERRAMENTOProf. Dr. José Roberto Kassai, professor da FEA/USP, doutor e mestre em contabilidade ambiental, coordenador do NECMA/USP.