Educação

Geopolítica é tema de curso de extensão na FespSP

Em um mundo cada vez mais conectado onde as tensões internacionais voltaram às primeiras páginas dos jornais, compreender o tema se torna essencial.

 

Oferecer um debate teórico e conceitual que permita ao discente refletir criticamente sobre as complexas relações entre o Estado e o território, de modo a compreender como a Geopolítica norteia a política externa das nações é um dos principais objetivos do curso Introdução à Geopolítica, ministrado pelo Prof. Me. Rodrigo Gallo, que começará no dia 19 de outubro de 2017 na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). As aulas mostrarão como é possível fazer uma análise dos conflitos a partir da perspectiva Geopolítica.

“O curso pretende apresentar os conceitos clássicos que deram base à criação da Geopolítica, bem como alguns dos principais autores da Geopolítica brasileira clássica, que permitam ao discente uma reflexão crítica sobre a relação entre Estado e território – e as implicações dessa relação para o conflito, para a proteção do território e para a soberania”, explica o docente.

O curso é voltado a profissionais do setor público e privado, estudantes, bacharéis das diferentes áreas, tais como: Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social e interessados em geral. Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br. Serviço Curso de Extensão: Introdução à Geopolítica Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo/SP Período: 19 de outubro a 14 de dezembro de 2017. Horário: Quintas-feiras, das 19h às 22h30. Carga Horária: 32 horas. Docente: Prof. Me. Rodrigo Fernando Gallo. Sobre Rodrigo Gallo Fernandes Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (2013) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). É professor do curso de Relações Internacionais da FMU. Também atua como professor visitante dos cursos de pós-graduação em Ciência Política e Política e Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). (Trecho retirado da plataforma Lattes em 16/10/2017).