Cultura

Zapateria apresenta exposição de gravuras de Marcio Périgo neste sábado

Arte do cartaz: André Santiago

O evento ainda reunirá gastronomia árabe dos refugiados sírios e palestinos e roda de choro; a entrada é gratuita


Neste sábado, dia 12 de agosto, das 14h às 21h, o ateliê coletivo Zapateria realiza a exposição de obras de Marcio Périgo, um dos mais importantes artistas gravadores brasileiros com 45 anos de carreira. A entrada é gratuita.

Na ocasião, serão apresentadas gravuras em metal e desenhos do renomado artista com molduras feitas pela marcenaria Himawari. Esses trabalhos representam considerações feitas por Périgo sobre o Mito da Caverna, do filósofo grego Platão. “Há algum tempo reflito sobre isso e, então, dividi esses trabalhos em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos (nesse caso, o tato sensível à realização de uma gravura), e a outra, a inteligível, que é o mundo no plano das idéias e dos procedimentos”, comenta o autor das obras.

Para somar a essa exposição, a Gurbah Gastronomia estará presente no evento servindo pratos típicos da cozinha árabe.  

Gurbah (que significa “saudade de casa”) é um projeto que reúne refugiados sírios e palestinos que vivem no Brasil com a proposta de realizar encontros, festas e eventos que visam unir os famosos e apreciados sabores provenientes dessas culturas às conversas sobre as realidades políticas desses países na atualidade.

Assim, a comida feita pela Gurbah traz os gostos e temperos que vêm da Síria, da Palestina e do Líbano e oferece ao público o húmus, o babaganoush e a coalhada para saborear com azeite e pão, e pratos como o fatha, o shish taouk, o yalangi (charuto-de-uva servido frio), que caem bem acompanhado de arak.

Para trazer mais sabor às conversas, são ainda servidos drinks e doses que são uma mistura do Brasil e dos países da região: arak, cachaça e mojito são misturados para oferecer o acompanhamento ideal para as conversas.

E para animar ainda mais esse evento evento, será realizada uma roda de choro no local.

A exposição de Marcio Périgo ficará aberta para ao público apenas neste sábado, mas as obras seguirão expostas na Zapateria até o dia 30 de setembro. Os interessados em conferir os trabalhos do artista nos demais dias deverão agendar a visita previamente por meio do WhatsApp: (11) 97176-0507 e falar com Talita Caselato, que organiza o evento com She and Wood.

 

Serviço:

Exposição de gravuras e desenhos de Marcio Périgo

Data: 12 de agosto (sábado)

Horário: 14h às 21h

*A exposição pode ser visitada até o dia 30 de setembro através de agendamento prévio pelo WhatsApp: (11) 97176-0507 (falar com Talita)

Local: Zapateria (Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 651 – Vila Buarque – São Paulo/SP).

Entrada gratuita.