Liberdade Trânsito

Operação Dá Licença para o Ônibus – Av. Liberdade e Rua Barão de Iguape terão faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 25/08

 

Coletivos terão prioridade ao longo de 700 metros no sentido Centro

 

A partir desta segunda-feira (25/08), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Barão de Iguape e na Av. Liberdade, nos seguintes trechos do sentido Centro:

 

  • Na Rua Barão de Iguape, a nova faixa se situa no trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Av. Liberdade;
  • Na Av. Liberdade, os coletivos terão prioridade à direita entre a Rua Barão de Iguape e a Rua da Glória.

 

Na Rua Barão de Iguape, a nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 9 horas.

 

Já na Av. Liberdade, os ônibus terão a exclusividade de segunda à sexta feira das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas.

 

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

 

Com estes 700 metros, a partir de 25/08 a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 355,4 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

 

População beneficiada

 

Pela Av. Liberdade, no trecho desta implantação, circulam 14 linhas de ônibus, com freqüência média de 73 ônibus/hora, transportando 79 mil passageiros em média por dia útil. Já na R. Barão de Iguape, no trecho desta ativação, passam 11 linhas municipais de ônibus, levando em média 65 mil passageiros/dia útil, numa freqüência média de 57 ônibus/hora.

 

Alterações no sistema viário

 

Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

 

A implantação da faixa exclusiva na R. Barão de Iguape faz a ligação entre o trecho já existente nesta via com a nova faixa em implantação na Av. Liberdade.

Fiscalização

 

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 08/9 a fiscalização será intensificada na via.

 

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.